Municípios baianos recebem caminhões-pipa para combater efeitos da seca
Conceição do Coité foi um dos contemplados.

Mais 71 municípios de 19 territórios de identidade da Bahia receberam nesta segunda-feira (4) caminhões-pipa para o combate aos efeitos da seca. A entrega, realizada no Parque de Exposições de Salvador pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, faz parte do conjunto de ações estruturantes do Estado para a convivência com a estiagem, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Apenas nesta entrega, foram investidos R$ 19,8 milhões na aquisição dos veículos, com recursos provenientes da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Programa de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais é destinado a municípios com até 50 mil habitantes e prioriza as cidades em situação de emergência que possuam maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais.

As prefeituras contempladas contam ainda com capacitação técnica para os condutores dos caminhões. Realizado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), o treinamento é dividido em parte teórica, parte prática e check list dos equipamentos.
Segundo o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a complementação do Estado aos kits mecanizados doados pelo governo federal reforça ações como a melhoria de estradas vicinais e aguadas. “Este complemento faz com que municípios sem recursos para a compra desse tipo de equipamento tenham condições de melhorar as estradas, fazer a limpeza de aguadas e trabalhar a agropecuária como um todo”.
Além de caminhões-pipa, as prefeituras que preencherem os critérios recebem pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba, totalizando até cinco equipamentos para cada município.
Informações da SECOM-BA /SECOM – Coité
Nenhum comentário:
Postar um comentário