segunda-feira, 24 de outubro de 2011


STR- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, lutando em defesa dos trabalhadores
O P1MC (Programa um milhão de cisterna) visa construir um milhão de cisterna para as famílias da zona rural com dificuldade de acesso a água. Tem como objetivo valorizar o processo permanente e educacional buscando atingir a transformação social.
Cada cisterna tem um custo de aproximadamente de R$ 1.800,00 incluindo a contrapartida de cada beneficiado (a), e para a comunidade ser contemplada é preciso ter uma comissão organizadora e aderir aos processos metodológicos do programa. Cada comunidade participa de todo processo de construção de cisternas e cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, suficiente para garantir água potável para uma família de 6(seis) pessoas, bebendo e cozinhando, um período de 8 meses. 




Em Quijingue mais de 1.046 cisternas foram construídas pelo P1MC conjuntamente com organizações da sociedade civil entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, que tem como objetivo garantir água de qualidade próxima das residências.
“A iniciativa prova que o problema não é a seca, mais a forma de como lidar com esse fenômeno da natureza”.
  






CONVITE

A Comissão Municipal do P1MC e o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, tem o prazer de convidar V.S.ª para participar da “entrega das Cisternas” do Programa Um Milhão de Cisternas no dia 29 de Outubro de 2011, às 15:00h, na comunidade de Boa Vista – Quijingue-Ba.
Programação:
●13:00 hs – Torneio  de futebol;
- Abertura – Futebol feminino
Equipes que irão participar: Poço Danta, Lagoinhas das Pedras, Malhadinha e Boa Vista
Obs.: O sorteio será feito às 13:oo horas da tarde


●Bingo beneficente (em pró da cadeira de rodas de Zenira da Malhadinha)
●Formação da mesa com representantes de entidades e órgãos parceiros
●Encerramento às 18:00 hs com festa dançante com o Grupu musical "MISTURA MUSICAL E ZIK'S MUSICAL e outra a confirmar.

Certos de contar com a participação de todos/as,

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do Evento.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011


CONCURSO: Prefeitura de Quijingue divulga os Gabaritos oficiais Preliminares do processo seletivo realizado em 16.10.2011

O Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Quijingue – BAHIA, no uso de suas atribuições e devidamente autorizado pelo Chefe do Poder Executivo deste Município e, considerando o item 7.1 do Edital PMQ Nº 001/2011 de 04 de julho de 2011, divulga os gabaritos oficiais preliminares das provas do Concurso Público realizado no dia 16 de outubro de 2011 para o provimento de vagas nos cargos existentes no quadro da administração da Prefeitura Municipal de Quijingue, conforme anexo I deste Edital.

Quijingue, 20 de outubro de 2011

Leonir Floriani
Secretário Municipal de Administração

----------------------------



F: ASCOM PM Quijingue

FINAL DA 1ª COPA REGIONAL EM TERRA BRANCA




FINAL DA 1ª COPA REGIONAL EM TERRA BRANCA

Aconteceu neste domingo, 16/10 a final da 1ª Copa Regional da Sociedade Desportiva Nova Geração em Terra Branca com uma excelente presença de público que lotou o campo na hora da partida e a praça do Povoado logo depois da final. A final foi disputada entre a equipe local (Nova Geração) e a equipe de Poço Danta(Pinheirão), sendo que a equipe local sagrou-se campeã vencendo pelo placar de 3 X 1 e realizando uma grande festa com a torcida invadindo o campo logo após o apito final do juiz e festejando com os jogadores e direção. No evento, como era de se esperar, houve uma grande movimentação de políticos, vereadores, vice prefeito, a deputada estadual Fátima Nunes. Fátima figura política que nas ultimas eleições contou com aliados não muito querido do eleitor Quijinguense, um deles o Sr. José Rui (Rui) ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue e seus seguidores , que pousaram em uma foto constrangedora para o eleitor de oposição, em especial o de Terra Branca, ficando a pensar essa foto será indícios do que pode acontecer no futuro: palanques formados com pessoas que já se vestiram de vermelho, verde e hoje não sabe qual a cor definida a usar, a não ser a cor do dinheiro e da desgraça do povo Quijinguense.   

sábado, 15 de outubro de 2011

Secretaria da Educação inicia processo para 2ª eleição de dirigentes escolares



As eleições possibilitam às escolas vivenciarem a participação direta em um processo importante que é a escolha do diretor e dos vice-diretores, aqueles que vão liderar, coordenar e executar a proposta educacional da escola.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) dá início ao processo preparatório para a 2ª eleição de dirigentes nas escolas da rede estadual, que acontece em novembro próximo, com a aplicação, neste domingo (16), da prova objetiva referente à avaliação de conhecimento em gestão escolar, com a participação de 7.500 professores
A prova é um dos requisitos para que tem interesse em concorrer ao cargo de diretor e de vice-diretor do Magistério Público do Ensino Fundamental e Ensino Médio das unidades escolares e acontece em 70 municípios, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc).
A publicação do resultado da avaliação está prevista o próximo dia 24 deste mês. O professor inscrito deve acessar o site da Cespe (http://www.cespe.unb.br/ avaliacao/SECBA2011DIRETOR) para conferir local e horário da prova.
A avaliação de conhecimento em gestão escolar é um dos instrumentos que habilitam professores e coordenadores para participarem das eleições de dirigentes escolares. Os profissionais do magistério que foram certificados em 2008 estão liberados de realizar uma nova prova para o processo seletivo deste ano.
 Gestão democrática – O processo de fortalecimento da gestão democrática e participativa teve início em 2008 com a realização das primeiras eleições para dirigentes escolares. Após três anos do primeiro pleito, as eleições estão de volta às 1.476 escolas da rede estadual.
 Podem participar da eleição, como eleitores, estudantes a partir de 12 anos, pais ou responsáveis de cada aluno, professores, coordenadores pedagógicos e os servidores das próprias unidades. As eleições possibilitam às escolas vivenciarem  a participação direta em um processo importante que é a escolha do diretor e dos vice-diretores, aqueles que vão liderar, coordenar e executar a proposta educacional da escola.

Para o estudante Rafael Lima, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Manoel Novaes, ouvir a opinião dos estudantes é fundamental para o dia a dia da escola. “Estamos em um colégio no qual a democracia reina. Então, precisamos saber a opinião de todos sobre os diretores e vices. A eleição para dirigentes é muito importante para melhorar a educação”, considera.
A diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas, considera que “com a eleição de dirigentes, mais uma vez a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”.

sábado, 8 de outubro de 2011

Fabricada primeira caixa d’ água com fibra de sisal pela APAEB



O projeto de utilização da fibra do sisal para fabricar caixa d’ água, utensílio de grande valia para o sertanejo, é uma parceria da Universidade Federal da Bahia-UFBA com a APAEB de Valente.


O trabalho começou em abril e alem da caixa d’ água á planos para a fabricação de outros produtos aproveitando a fibra de sisal.
Essa parceria já permitiu chegar a primeira caixa d água com capacidade para 500 litros, usando uma tela de sisal e resina.
No primeiro momento, o projeto permitiu capacitar um grupo de mulheres, que estão usando teares manuais e produzindo uma tela usando a fibra de sisal. Na segunda etapa, outro grupo de pessoas será treinado para aplicar a resina, construindo o tanque e outros objetos. Nessa segunda fase, além da capacitação das pessoas para produção, serão feitos cálculos de custos e de resistência do equipamento. Nos próximos dias essa caixa d água estará na APAEB, onde poderá ser vista.

 Da: redação

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CCJ do Senado deve apoiar de coligações de partidos em eleições proporcionais



Na PEC 40/2011, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias - presidente, governador, prefeito e senador

Publicação: 03/10/2011 16:44 Atualização: 03/10/2011 17:48
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve confirmar apoio à proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais (PEC 40/2011). O texto foi aprovado em junho na comissão e tramitava em Plenário, mas voltou à comissão em virtude da aprovação de requerimento para que tramitasse em conjunto com a PEC 29/2007, que trata do mesmo tema. A matéria está na pauta da reunião desta quarta-feira. 
De acordo com a PEC 40/2011, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). O texto mantém a determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

O parecer do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), é pela aprovação da PEC 40/2011, assim como havia sido decidido em junho, e pela prejudicialidade da PEC 29/2007, a qual, segundo Raupp, "trata de matéria idêntica". Após a decisão da CCJ, o texto retornará para votação em Plenário.

Raupp rejeitou emendas apresentadas pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), prevendo a possibilidade de agregação das legendas em torno de uma federação de partidos. O senador por Sergipe já havia apresentado emendas semelhantes quando da primeira votação da proposta na CCJ, quando foram rejeitadas pelo relator.

Na eventualidade de o relatório de Raupp ser derrotado, os senadores da CCJ analisam voto em separadoRelatório elaborado por um parlamentar como alternativa ao texto do relator formal de determinada matéria. É apresentado quando um senador discorda do relatório apresentado. Somente é votado quando o relatório oficial é rejeitado. apresentado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), pela rejeição das duas PECs. Inácio Arruda argumenta que as propostas reduzem a participação das minorias político-partidárias e "conflitam com o pluralismo político, um dos cinco fundamentos da República Federativa do Brasil".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O PT trabalhando em Quijingue



Em audiência realizada com o Diretor Presidente da Embasa Dr. abelardo e com o Presidente da CERB Dr. Bento Ribeiro, nas presenças dos Deputados Rui Costa e lideranças políticas de Quijingue - do PT local e de outros partidos de oposição - garantiram mais água encanada para o município, através do programa Água para Todos, do Governo da Bahia. As runiões ocorreram em Salvador, nos dias 9 e 23 de Setembro, e contaram também com as presenças do Diretor de Operações da Embasa Dr. Eduardo e do Assessor da CERB Rudimar Mota.




 Adutoras levarão água para mais quijinguenses que, ainda nos dias de hoje, sofrem com a sua escassez.

Assim como as localidades de Lagoa do Junto, Sítio, etc. que já foram contemplados pelo programa Água Para Todos, mais 14 comunidades serão contempladas.
São elas:
 Lagoa do Capim, Lagoa da Barra, Monte Cruzeiro, Alto, Lagoa do Ouricuri (nanú), Pedra D’água, Boa Vista do Zezé, Quixaba, Malhada do Umbú, Alto do Mandacaru,  Muriçoca, Queimada do Moleque, Serrote do Meio, Serrinha dos Crentes.
Fico muito feliz e fazer parte desse governo, e me comprometo assim como esta, fazer parte de outras revindicações, um abraço fraterno ao povo dessa região Léo do Zezito.

 O projeto já está pronto e será licitado em breve para que as obras tenham início.

Disputa para tirar mandatos de futuros filiados do PSD deve acabar na Justiça



Para o partido, quem migrar agora para o PSD não poderá alegar que não tinha conhecimento sobre a contestação da constitucionalidade da resolução.

Brasília – Os futuros filiados do Partido Social Democrático (PSD) com mandatos eletivos correm o risco de perder os cargos com a migração para a nova legenda. Essa é a interpretação de líderes do DEM e do PPS, partidos mais ameaçados de sofrer baixas em seus quadros em consequência da criação do PSD, cujo registro nacional foi aprovado na última terça-feira (27) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, os articuladores da nova sigla não se mostram muito preocupados com essa possibilidade.
Duas hipóteses para a perda de mandato estão sendo levantadas pelas lideranças do DEM e do PPS. A primeira delas parte de pedido de esclarecimento feito ao TSE sobre a migração a partir da criação de um novo partido. Segundo o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), o tribunal já informou que só está livre de perder o cargo quem participou da fundação da nova sigla ou atuou para isso.
“É considerado fundador quem assinou a ata de fundação do partido. Quem atuou para a fundação são aqueles que anunciaram antes do registro que estavam no novo partido. Quem anunciou depois foi por oportunismo”, disse o senador. O DEM, partido que deve perde o maior número de parlamentares com a criação do PSD, estuda usar esse argumento para requerer na Justiça os mandatos daqueles que deixarem a legenda aproveitando a chance de migração.
A segunda hipótese para a perda do mandato é levantada pelo PPS, que ajuizou ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a resolução do TSE que permite a troca de partido sem perda do cargo. Para o partido, quem migrar agora para o PSD não poderá alegar que não tinha conhecimento sobre a contestação da constitucionalidade da resolução.
“A mudança só deveria ser permitida nos casos em que o partido desse causa à ruptura do vínculo de filiação. Esse entendimento leva à interpretação de que basta um detentor de mandato criar um partido para que ele consiga o que não lhe pertence, que é o mandato”, argumentou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP). “Os parlamentares que forem para o novo partido têm todo o direito de fazê-lo, mas podem não levar os mandatos, conscientes que estão do sério risco que correm de perdê-los.”
Tranquilidade
O futuro líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), demonstrou tranquilidade quanto às ações do DEM e do PPS. De acordo com ele, todos que estão migrando para a nova sigla participaram do processo de fundação e têm como comprovar. “Todo mundo que está vindo para o PSD tem algum documento que comprove sua participação no processo de formação do partido. A pedra angular do processo é que aqueles que estão se manifestando agora têm a documentação comprovando a participação efetiva na formação do PSD.”
Apesar disso, Campos não soube precisar quantas pessoas assinaram a ata de fundação do partido. Ele estima que mais de 30 deputados assinaram o documento e pelo menos 50 parlamentares teriam documentos que comprovam suas atuações na formação da nova legenda. A concessão do registro do PSD na última terça-feira ocorreu depois de muita polêmica a respeito das assinaturas colhidas para atender às exigências da legislação sobre criação de novos partidos. Agora, começa a correr prazo de 30 dias para que os interessados se desfiliem de suas siglas atuais para integrar a nova legenda.
O PSD, segundo seu líder na Câmara, deve ter a quarta maior bancada entre os deputados federais, com mais de 50 parlamentares. No Senado, dois senadores já anunciaram que vão se filiar ao novo partido: a senadora Kátia Abreu (TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o senador Sérgio Petecão (AC). Kátia saiu do DEM, e Petecão, do PMN.
Os membros da nova legenda brigam agora por espaço físico nas dependências do Congresso para instalar as lideranças e pelos cargos de confiança que terão direito para oferecer aos seus assessores.
Fonte: Agência Brasil

sábado, 1 de outubro de 2011

Conferência municipal de política para mulheres foi um sucesso

Cleonice (MOC), Rodrigues (diretor), Dorismar e Elza (comissão), Léo do Zezito (parceiro), Nem (assoc. Queimadas dos crentes), Anaibe (enfermeira) e Lenilda.

Realizada no último dia 29 de setembro de 2011, A I primeira Conferência municipal de política para mulheres aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Quijingue. O evento contou com a presença de mais de 170 (cento e setenta mulheres) além de alguns homens convidados, e Ezequiel e a cantora Carla animaram o evento. Lembrado as pessoas que esse evento poderia ser convocado por qualquer entidade constituída.  O STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue) na pessoa de José Carlos, fez contato com o poder público municipal para juntos realizarem o evento, mas não obteve êxito, alegando o poder público não ter recurso para colabora com o evento.  O presidente do STR com sua comissão correram atrás e conseguiram a parceria do ASCOOB e MOC que juntos não recuaram e cumpriram com o I evento político e especifico para as mulheres Quijinguense. Foram convidadas todas as secretarias do município, mais infelizmente só apareceram duas professoras representando o CAT (Conhecer Analisar e Transformar), a coordenação do evento não contava com a ausência destas representações, já que a discussão não era partidária e sim política. Mas os trabalhos seguiram com muito fervor, pois era um momento único nuca vista em Quijingue um espaço com tantas mulheres juntas, e melhor, discutindo políticas, traçando propostas para o futuro das mulheres Quijinguense e do território do sisal.  
O documento foi elaborado, lido e aprovado por todos que ao final foram escolhidas seis delegadas sendo três titulares e três suplentes para a conferência territorial a realiza-se no dia 21 e 22 de outubro de 2011 em Feira de Santana-Ba.