Aproveitamos a semana cívica e o momento nostálgico - de boas lembranças para quem estudou, trabalhou ou teve alguma vivência no Centro Educacional e Assistencial Quijinguense (CEAQ) - para anunciar a produção do documentário,“CEAQ, uma história em muitas vidas”.
Idealizado pelo Quijingue.com, em parceria com o movimento Fubilados, o documentário é uma produção independente que pretende resgatar a história da instituição, que, em certa medida, é também a história da sociedade quijinguense. A expectativa é que o levantamento documental e a gravação dos primeiros depoimentos comecem já a partir de outubro deste ano.
![]() |
1ª Turma de Formandos (1982) |
Quem tiver interesse em participar, dando depoimento ou contribuindo com fotos e/ou vídeos relacionados a escola, deve entrar em contato através do email: quijingue.com@gmail.com.
Contar a história do CEAQ é contar um capítulo fundamental da história de Quijingue. Construído nos anos 60, pelo então pároco, Padre José Gumercindo Santos, a escola foi erguida com a força de homens e mulheres da nossa terra em um grande mutirão. A instituição pertence à congregação católica, Joseleitos de Cristo, que têm enfrentado dificuldades para mantê-la.
![]() |
Padre José Gumercindo |
Em 2008 a escola que já ofertou ensino em todos os níveis, do infantil ao médio e técnico, encerrou quase por completo as atividades. Ver tamanha estrutura quase que sem uso, causava certa aflição nos quijinguenses. Até que em maio deste ano, a congregação mantenedora cedeu o auditório da instituição para as atividades do projeto Teatro para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com crianças e adolescentes do município. Existem também alguns espaços do CEAQ, que funcionam como pólo de uma faculdade EAD particular.
A congregação está estudando o que será feito do CEAQ.
A congregação está estudando o que será feito do CEAQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário