Estagiárias do curso de Serviço Social desenvolvem projetos de intervenção social na FATRES
Como produto de estágio do Curso de Serviço Social da UNIASSELVI, três alunas do sétimo semestre estão desenvolvendo projetos de intervenção social em comunidades atendidas pela FATRES.
O projeto faz parte do convênio entre FATRES e UNIASSELVI, firmado em agosto. Desde então as alunas têm participado de diversas atividades promovidas pela entidade, como forma de conhecer melhor a FATRES e o seu público.
 |
Da esquerda para direita: Cosme, Gésica, Gelciana e Zenilma. |
A estagiária Zenilma Cardoso, conta que está acompanhando o assentamento de Rose, em Santaluz. Ela revela que está encantada com a organização da comunidade e diz que pretende desenvolver, com a comunidade, um projeto de ampliação da escola, onde serão organizados laboratórios de vídeo e informática.
Já as alunas Gelciana Melquíades e Gésica Lima decidiram trabalhar com o público do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente. “Meu trabalho será direcionado ao idoso e sua reinserção na sociedade, bem como sua promoção e valorização na sociedade”, afirma Gelciana.
Gésica diz que o seu projeto terá como objetivo conscientizar os trabalhadores rurais sobre a importância e os benefícios de permanecerem filiados ao sindicato.
Os projetos estão sendo desenvolvidos e serão supervisionados pelo Assistente Social da FATRES, Cosme Ferreira.
O Secretário de Finanças da FATRES, Urbano Carvalho, considera importante o retorno das intervenções no Território, sejam elas práticas ou teóricas. “Ações como essa precisam ser multiplicadas”. Urbano lamenta que alunos de diversas Universidades da Bahia e do Brasil escolhem o Território como campo para pesquisa e estágio, mas acabam não apresentando o resultado do seu trabalho para a comunidade. Para Urbano, a devolução à comunidade também é uma etapa do processo de educação. ASCOM FATRES
Arlene Freire e Cleber Silva
(750 3263 2376